terça-feira, 31 de julho de 2012

Sua Casa


Na correria diária em que se vive é quase impossível ter uma alimentação balanceada. Ainda mais nas grandes cidades. Tempo para almoçar quase zero, ir às compras então nem pensar.Quandose está em casa quase sempre falta aquela verdurinha ou tempero para alegrar o seu prato e torná-lo mais saudável e nutritivo.
A solução é ter sua própria horta em casa.
Não é muito trabalhoso, na verdade pode ser um bom remédio para aliviar o estresse e ter um tempo para um contato natural, mesmo em meio à selva de pedra. Para começar é preciso um cantinho e vontade de mudar de hábito.
Para quem mora em casa é muito mais fácil cultivar hortaliças e verduras, basta preparar um cantinho no canto do lote. Uma dica é que você pode utilizar pneus velhos para fazer a demarcação dos canteiros, facilitando o cuidado e a adubação das plantas. Eles podem ser usados como são, para criar canteiros redondos, ou ainda podem ser cortados e esticados, caso o objetivo seja criar um espaço de plantio mais amplo.
No apartamento a solução tem de ser menos espaçosa, por isso, dispor floreiras nas sacadas pode ser uma boa ideia. Em uma das reformas realizadas em 2011, no quadro “Lar Doce Lar” do Caldeirão do Huck, o arquiteto Marcelo Rosenbaum criou uma horta horizontal com garrafas pet.
Para fazer é simples, basta fazer uma abertura mediana em um dos lados da garrafa e prendê-la na parede com fios de nylons pelo gargalo e pelo fundo. Depois de instaladas, basta colocar terra e plantar as mudas de hortaliças.
Independente do modo como se pretende cultivar as plantas, é necessário observar alguns cuidados básicos:
Certifique-se de que as plantas receberão luz solar em, pelo menos, um período do dia;
Faça rotação de culturas para não desgastar o solo;
Não esqueça de irrigar as plantas diariamente;
Procure não usar insumos químicos para ter uma produção orgânica, 100% livre de agrotóxicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário